Amesterdão

Cidade de todas as Liberdades

Esta fantástica cidade portuária é a capital dos Países Baixos, mais conhecido por Holanda. Amesterdão é a cidade das bicicletas, dos coffee shops, dos canais, da Red Light, da casa de Anne Frank, do Museu Van Gogh e é sem qualquer tipo de dúvidas umas das mais charmosas capitais europeias.

A conjuntura dos seus canais, esplanadas e as casas altas, tipicamente holandesas, dão aso a um cenário muito singular e encantador. Passe pela Praça Dam, berço da cidade e ponto de partida para a cidade velha de origem medieval. Passeie por Jordan, o bairro histórico e hoje em dia um dos mais populares com inúmeros museus, cafés históricos, lojas independentes, restaurantes excêntricos, galerias de arte e um infindável mundo de surpresas que o deixará encantado.

Casa de Anne Frank
Rijksmuseum
Natura Artis Magistra
Vondelpark

 

Palácio Real de Amesterdão
Oude  Kerk
Museu Van Gogh
Madame Tussauds de Armsterdão

Jordaan
Leidseplein
Praça Dam

Casa de Rembrandt
Nemo
Stedelijk Museum
Canal  Singel

Chegada a Amesterdão

Facilmente chegará de avião ao aeroporto da cidade (Schipol), dali para chegar ao centro da capital holandesa poderá optar pelo táxi, Uber, autocarro, comboio, transfer ou se preferir, alugar um carro. Chegando ao centro, na frente da Central Station estão os serviços de turismo, ali terá toda a informação que precisar obter e também a venda de bilhetes para transportes públicos e as paragens de autocarros e eléctricos que o vão levar a qualquer sítio de Amesterdão.

Hotéis em Amesterdão

Em Amesterdão existe um infindável número de sítios para você se alojar, desde os famosos hotéis de luxo até a confortáveis hotéis com preço mais em conta com vista sobre os inúmeros canais da cidade.

Aqui no Hotel.pt não vai precisar de se preocupar com o alojamento pois nós já pesquisamos tudo para si. Só tem que escolher o hotel que mais lhe convém, fazendo a reserva através da nossa máquina de pesquisa.

Natureza e Parques

Os espaços verdes de Amesterdão não são tão famosos como os museus, mesmo assim estão sempre bem cuidados e sempre animados.

Começamos pelo parque mais famoso da cidade, o Vondelpark. Com cerca de 470.000 metros quadrados, nele habitam centenas de espécies vegetais diferentes e pequenos animais.

Este pulmão verde de Amesterdão torna-se muito agradável para quem o visita, atraindo turistas e locais que procuram lazer, tranquilidade ou simplesmente contacto com a natureza.

O Hortus Botanicus  é um dos jardins botânicos mais antigos do mundo. Neste jardim  foram armazenadas durante vários séculos milhares de plantas exóticas que serviram de base para estudos médicos de todo o mundo.

Este verdadeiro oásis de paz e beleza destaca-se entre as atracções mais populares de Amesterdão.

Vondelpark

Compras em Amesterdão

A capital holandesa não é uma cidade famosa por ter um dos maiores centros de compras, mas esta possui inúmeras lojas de todos os géneros e muitas opções para todos os gostos, que vão desde os mais sofisticados até os mais modernos e baratos.

A cidade também é composta por extensas ruas comerciais. Normalmente funcionam em horários de comércio e vendem de tudo, contentando todos os diferentes gostos. Poderá entrar em lojas de luxo, marcas mundialmente famosas, lojas que apenas fazem comercio de produtos exclusivos, lojas de antiguidades, de acessórios e muitas outras.

Começamos pela rua de comercio mais famosa da cidade, Rua Kalverstraat. Esta rua está fechado ao trânsito, transitável apenas para pedestres, o que simplifica na hora de fazer as respectivas compras.

Destaque também para a Rua PC Hooftstraat; Rua Haarlemmerstraat; Ruas 9 Straatjes; Loja de departamento De Bijenkorf.

Gastronomia de Amesterdão

Tirando os lacticínios, a  Holanda não é mundialmente conhecida pela sua gastronomia, mas pela influência multi-cultural existente no país, conseguiu criar algumas tradições culinárias que passam por bons restaurantes e comidas típicas variadas bem apetecíveis e originais. Há sempre bons sítios onde comer em Amesterdão.

A comida típica deste país é simples. Come-se muita batata, verduras, carnes e muito queijo. Os lacticínios são muito apetitosos e famosos, reconhecidos internacionalmente.

Nas ruas de Amesterdão é usual encontrar as estaladiças batatas fritas, que se pode encontrar um pouco por todo o lado. Barracas de peixes também é muito comum.

Destaque para o típico biscoito holandês, o stroopwafel, que esta dividido em duas metades recheadas de caramelo. Já a cerveja é a bebida predilecta dos holandeses. Teatro

Amesterdão como sendo uma importante cidade a nível de teatro tem, a cada noite, uma variedade de espectáculos para oferecer. Você pode também encontrar teatro de qualidade em língua inglesa em Amesterdão. A maioria dos grandes teatros estão localizados em redor de Leidseplein, e na rua Nes.

Lazer e Vida Nocturna

Teatro

Amesterdão é uma cidade muito importante ao a nível de teatro,  oferece todas as noites  uma enorme variedade de espectáculos. Poderá encontrar salas de teatro de qualidade em língua inglesa na cidade. A maioria dos grandes teatros situam-se em redor de Leidseplein, e na rua Nes.

Música

A capital holandesa dispõe de uma das melhores orquestras sinfónicas de todo o mundo, chamada Orquestra Concertgebouw, e uma ópera com bastante tradição na cidade. A música ao vivo esta espalhada por todo o lado, em inúmeras salas de concerto, discotecas e cafés de Jazz. Na época alta, concertos podem ser apreciados nos vários parques situados por toda a cidade.

Museus

Os museus de Amesterdão são as principais atracções turísticas desta linda cidade. O Museu Rijks, o Museu Van Gogh e o Museu Stedelijk são os mais conhecidos, existindo porém inúmeros espaços culturais espalhados por toda a capital holandesa.

A casa de Anne Frank fica localizada em pleno Amesterdão e foi o local onde esta mesmo se escondeu e escreveu o seu famoso diário durante a Segunda Guerra Mundial.Vale a pena a visita para quem gosta de história.

Destacamos também o Museu de Tulipas; Museu Hauseboat: Museu Judaico; Museu Amstelkring; Museum van Loon.

Vida Nocturna

Quando nos referimos a Amesterdão surge logo os coffee shops, onde drogas denominadas leves são vendidas e consumidas livremente. O Red Light District, área esta, onde as "mulheres da noite", e não só, se mostram pelas montras espalhadas nas ruas. Este são alguns dos símbolos da liberdade de costumes praticada pelo povo holandês.

A noite de é mundialmente conhecida, sendo que os ambientes criados são realmente fantásticas. No tempo de calor, as pessoas optam por andar mais nas ruas, passearem pelo Distrito da Luz Vermelha da cidade e outros programas nocturnos ao ar livre. No outono realiza-se um Festival de Cervejas Bock, que ocorre sempre nessa época do ano. No inverno a tendência dos turistas é refugiarem-se dentro dos bares, para se proteger do frio. Porém, o programa nocturno favorito dos holandeses é beber uma boa cerveja, de preferência uma Heineken, marca nacional, em um dos muitos bares espalhados pela cidade.

Visite o Bairro Pijp, onde se localiza a Heineken Experience; a Praça Leidse e Leidseplein; e como já abordamos a Red Light District.

Melhor altura para viajar

Será uma decisão bastante pessoal escolher a melhor altura para viajar para Amesterdão. Cada época do ano tem suas vantagens e desvantagens.

O inverno é claramente mais frio e mais escuro, sendo em contrapartida mais barato. A neve normalmente cai por aqueles lados, ficando os canais congelados, o que os torna bastante bonitos.

Na época alta vê-se muitas pessoas na rua, anoitece muito tarde, fazendo o dia render. Os bares põem mesinhas nas calçadas e canais, e a temperatura é agradável.  Em contra partida as coisas estão mais caras, e é mais difícil conseguir lugar.

Aconselhamos uma visita em meados de Abril e maio, época onde os campos de tulipas se espalham pelo país, trazendo cores e alegria para toda a gente.

Outras cidades

.
.