Antuérpia

Diamante Lapidado

Antuérpia é a maior cidade da região da Flandres na Bélgica. A sua população total esta estimada em  514 952. Muito famosa mundialmente pela lapidação de diamantes e pelo seu porto, um dos maiores do planeta, localizado nas margens do rio Escalda.

Sendo um notável centro cultural no início do século XVII, Antuérpia sempre foi umas das cidades mais relevantes do norte da Europa.

No decorrer do século XV, o seu porto adquiriu grande relevância no comércio internacional, que rapidamente transformou Antuérpia num dos mais bem sucedidos centros comerciais e produtores do Velho Continente.

Foi, em parte devido a essas condições, que, no início do século XVI e após a chegada à Índia, os portugueses para aí transferiram a feitoria que na Idade Média mantinham em Bruges. Este facto revelou-se da maior importância para a cidade. Com os portugueses, instalou-se igualmente forte colónia mercantil espanhola, passando os negócios das coroas ibéricas a fazer-se maioritariamente por aqui. Assim, no século XVI, Antuérpia tornou-se um centro da "economia do mundo".

Presentemente é a segunda cidade mais povoada da Bélgica, atrás da Capital Bruxelas.

Esta cidade belga tem também um dos portos mais importantes do velho continente graças ao rio Scheldt, cuja profundidade concede a navegação de barcos mercantes de enorme porte.

Catedral de Nossa Senhora
Rubenshuis
Museu Aan de Stroom

 

Museu Plantin-Moretus
Castelo de Antuérpia
Antwerp Zoo

 

Porto de Antuérpia
Câmara Municipal de Antuérpia
Grote Markt

 

Park Spoor Noord
Estação Central
Museu da Moda
Brabo Fountain

 

Chegada a Antuérpia

Não há nenhuma companhia aérea com voos directos de Portugal para Antuérpia. Terá sempre de fazer escala ou em Roterdão, Lille, ou mesmo na capital Bruxelas.

A rede ferroviária será uma excelente opção, sendo este meio de transporte o mais rápido e prático para chegar a Antuérpia. O preço da passagem de ida e volta saindo de Bruxelas é de 15,40€, onde a viajem tem uma duração  de 40 a 55 minutos.

Hotéis em Antuérpia

Não terá problema algum no que diz respeito ao alojamento neste magnífica cidade, pois existem hotéis com preços para todos os gostos.

Aqui no Hotel.pt não vai precisar de se preocupar com a sua estadia, pois nós já pesquisamos tudo para si. Só tem que escolher o hotel que mais lhe convém, fazendo a reserva através da nossa máquina de pesquisa.

Natureza e Parques

Começamos pelo Stadspark, que está situado no centro da cidade, sendo, como é óbvio, o mais conhecido tanto para os turistas quanto para as pessoas que por lá habitam.

Ao pé da esplêndida Estação Central, localizada no Astridplein, situa-se o Jardim Zoológico de Antuérpia. Este zoológico foi inaugurado a 21 de Julho de 1843, tornando-se o zoológico mais antigo da Bélgica e um dos mais antigos do mundo. Pelos seus inúmeros edifícios históricos e a construção bem conservada dos seus jardins, o zoológico foi reconhecido como monumento desde 1984.

Mais fora da cidade temos o parque Rivierenhof, um espaço de pura paz com as suas longas árvores antigas, jardim de rosas e suas lagoas.

Destaque também para o Parque Nachtegalen; Park Rail North; Jardim Botânico ou "den Botaniek“; reserva natural de Hobokense Polder; Domínio Hertoghe;  Hof van Leysen.

Compras em Antuérpia

Antuérpia é uma cidade muito popular para fazer compras. Encontrando-se no Centro Histórico da cidade, passe pela Meir, uma das principais ruas de compras de toda a Bélgica.

Estará no mundo das  lojas, tanto de grife quanto aquelas pequenas (tipo de bairro), alguns supermercados (aproveite para comprar chocolates belgas por um preço mais acessível), restaurantes, cafeterias etc.

Gastronomia de Antuérpia

Destaque para a Fritot Max, uma das barracas que vende batata-frita belga, a mais famosas da cidade. Prove o famoso prato de mexilhões cozidos, conhecido  como Moules Frites, e seu waffle coberto com calda de frutas.

A culinária local é deliciosa! E ser for apreciador de boa cerveja não hesite em prova-la, pois a Bélgica é conhecida por fabricar as melhores cervejas do mundo.

Passe pelos bairros de Grote Markt e Groenplaats! Lá encontrará as melhores opções de bares, cafés, e bistrôs da cidade.

Lazer e Vida Nocturna

As inúmeras atracções da cidade impressiona toda a gente que por lá passa! Entre construções históricas e medievais, museus fantásticos, lojas de jóias únicas, ruas que mais parecem ter parado no tempo, restaurantes deliciosos e o vibrante ambiente nocturno, certamente o deixarão impressionado.

Museus e Galerias:

Vale a pena conhecer o museu MAS – ‘Museum aan de Stroom’, com 9 andares este espaço alberga obras antigas e contemporâneas ligadas à cidade. No último poderá avistar a cidade em todo o seu esplendor, também o rio e o porto.

O museu do Peter Paul Rubens ‘Rubenshuis Museum’ foi em tempos a casa onde o pintor habitou até sua morte. A casa, o estúdio e o jardim foram projectados pelo artista. A casa foi inspirada nos palacetes italianos renascentistas e o jardim interno no estilo barroco. Lá estão expostas muitas obras do pintor e de sua colecção particular. Também tem livros e gravuras. Além da beleza tudo esta bem conservados.

O castelo da cidade, que já foi usado como prisão é hoje um museu, é considerado a obra mais antiga da cidade. Localizado junto do rio Scheldt, este conta com uma vista maravilhosa. O Museu Nacional Marítimo, que está localizado dentro do castelo, vale a pena também visitar.

Havenhuis (Port House) um impressionante edifício completamente antigo com um topo todo moderno. Para quem gosta de arquitectura é uma paragem obrigatória.

Teatro e Musicais:

A Koningin Elisabethzaal é uma impressionante sala de concertos. Tanto na parte acústica como na visual são excelentes. A organização é muito boa! Terá toda a atenção dos seus funcionários caso esteja perdido em relação ao lugar onde se sentar.

A Vlaamse Opera (De) trata-se de uma ópera de arquitectura muito bonita e que deve ser visitada. Não fica muito longe da famosa estação central.

Bourla Theater é um teatro muito bonito tanto por dentro como por fora. Na realidade toda a rua Meir, onde fica sediado este teatro,  é rica em edifícios deste tipo. Se tiver tempo de passar por lá, é um bom local para se desfrutar.

Vida Nocturna:

Devido ao enorme número de estudantes que há em Antuérpia, é normal encontrar locais abertos até altas horas da madrugada. Se depois de um dia em cheio visitando a cidade você quiser relaxar e diverti-se um pouco, qualquer bar ou discoteca da região será uma boa opção.

Melhor altura para viajar

O tempo em Londres é algo mítico, certamente já ouviu falar disso. Mas o clima que se faz sentir na cidade é bastante menos mau do que se diz.

A melhor época para visitar a capital inglesa é um conceito um tanto pessoal, tem gente que gosta do frio e outros que preferem o calor. Certamente não é pelo clima, quer de inverno ou de verão, que vai deixar de visitar a cidade. Londres.

Os inúmeros espaços culturais e de diversão espalhados pela cidade ocuparam você no inverno. No verão, por exemplo, poderá sempre optar por um belo passeio de barco pelo rio Tâmisa, refrescando-se nas suas águas. Boa Viagem!!

 

 

Outras cidades

.
.