Copenhaga

Cidade mais feliz do Mundo

Copenhaga é a capital da Dinamarca, além do centro financeiro e cultural do país. Copenhaga pertence às principais metrópoles do Norte da Europa e é uma das cidades mais visitadas desta região. A cidade tem aproximadamente 509.000 habitantes e pertence à região administrativa de Hovedstaden.

Conhecida pela cidade mais feliz do mundo, Copenhaga está rodeada por uma agradável sensação de conforto e felicidade baseada em aproveitar os pequenos prazeres da vida. Os seus habitantes chamam isso de hygge. Com certeza irá descobrir está sensação quando visitar as ruas e praças da cidade.

A capital dinamarquesa é também, e acima de tudo, uma cidade de trocas comerciais. Faz sentido se olharmos para a sua posição geográfica: entre o centro da Europa e os países do norte.

Salta à vista a organização das pessoas e as ciclovias espalhadas por toda a cidade. Sem confusões, carros, bicicletas e pedestres se acomodam nas ruas como se tivessem a dançar em harmonia.

Jardins de Tivoli
Palácio de Amalienborg
Palácio de Christiansborg
Christianshavn

 

 

 

Nyhavn
Castelo Rosenborg
Strøget

 

 

A Pequena Sereia
Christiania
Rundetarn
Gliptoteca Ny Carlsberg

 

 

Kastellet
Igreja de Mármore
Kongens Nytorv
Museu Nacional

 

 

Chegada a Copenhaga

O aeroporto de Copenhaga está localizado em Kastrup, localidade que fica aproximadamente 9 quilómetros do centro da cidade.

Existem inúmeras opções para deslocar-se do aeroporto para o centro de Copenhaga de transportes públicos.

A melhor maneira de deslocar é utilizando o metro. A estação está situada dentro do aeroporto no terminal 3.

O comboio é outra boa alternativa para chegar ao centro da cidade. Os comboios da DSB operam entre o aeroporto (terminal 3 – Københavns Lufthavn, Kastrup) e a estação de comboios central (Hovedbanegården) de 10 em 10 minutos. A viagem tem uma duração próxima de 15 minutos.

Hotéis em Copenhaga

Aproveite para conhecer a lindíssima cidade de Copenhaga, e tenha em conta que esta cidade é tão bonita de noite como de dia.

Seguramente desfrutará bastante da sua estadia em Copenhaga, em parte por se ter alojado numa agradável pensão, ou num cómodo hotel, reservado de forma fácil e segura aqui no Hotel.pt.

Natureza e Parques

A capital da Dinamarca está cheia de lagos, parques, castelos e é sem dúvida uma cidade para passear em família.

O parque Frederiksberg Um dos mais simbólicos jardins da cidade. É gigantesco com cerca de 30 hectares.  Tem lagos com patos, barcos para alugar, cascata artificial e um pavilhão chinês. Curioso é a vista privilegiada para os elefantes do jardim zoológico, que está mesmo ao lado do parque, somente com uma pequena vedação a separar-nos dos animais.

O Jardins Tivoli e um dos parques com atracções verdadeiramente incríveis e um dos mais importantes do país. Tem uma afluência aproximada  de quatro milhões de visitante por ano. Este detém um dos carroceis mais altos do mundo e está preparado tanto para crianças como para adultos. O parque está em funcionamento de abril a setembro e tem aberturas especiais pelas épocas do Natal e do Halloween.

A existir desde 1843 torna-se o segundo parque de diversões mais antigo em funcionamento no mundo (o primeiro é o Dyrehavsbakken, em Klampenborg, um subúrbio de Copenhaga).

o Parque dos Veados, é um local calmo e misterioso que pode ser visitado a norte de Copenhaga, facilmente alcançável através de transportes públicos.

Destacamos também o Botanisk Have, o Jardim Botânico que acomoda um parque e um conservatório. A colecção de plantas é verdadeiramente incrível, com estufas tanto para as tropicais quanto para as desérticas.

Compras em Copenhaga

A capital da Dinamarca está cheia de bons locais para fazer compras. Desde lojas de vestuário de luxo às cadeias de moda mais acessíveis. As peças de mobiliário e o original design escandinavo serão outra opção a ter em conta para você ir às compras em Copenhaga.

Destacamos o Illum, um espaço refinado onde poderá fazer vários tipo de compras. Situa-se no centro da cidade, entre as ruas pedestres Strøget e Købmagergade. Destaque também para Magasin du Nord; Hay hause; Carmen Copenhagen;  e o Roxy Klassik.

Gastronomia de Copenhaga

Como noutras paragens gastronomia de Copenhaga tem as suas raízes em tradições do meio rural e ingredientes tradicionais, mas a cidade não foge à cozinha internacional, à street food criativa, aos mercados de comida e aos restaurantes com estrela Michelin que existem em abundância.

As sandes abertas, ou smørrebrød, são uma verdadeira delícia e as transformações preparadas só dependem da criatividade dos cozinheiros.

Inúmeras opções são misturadas na famosa fatia do pão preto, saboroso e rico em fibras. Neste se põe o peixe arenque, ora frito, marinado, cozido ou defumado,  os dinamarqueses prezam este ingrediente e o preparam de todas as maneiras e feitios.

A cidade de Copenhaga tem comida de rua de qualidade, cervejas incríveis, bares diferentes, pratos típicos, etc, etc...muito por onde escolher!

Lazer e Vida Nocturna

Museus e Galerias

Copenhaga está repleta de museus e galeria. Destacamos o Museu Ny Carlsberg Glyptotek, não confundir com Museu da tão conhecida cerveja Carlsberg. Muito embora esteja ligado com o filho do fundador da famosa cervejaria dinamarquesa, Carl Jacobsen. Toda a colecção de arte do museu pertencia a Carl Jacobsen e sua mulher Ottilia Marie Jacobsen, sendo doada por estes à cidade de Copenhague. O museu é composto por um prédio que, por si só, é bastante bonito. Vale a pena a visita!

A Galeria Nacional da Dinamarca (SMK) está localizada num edifício de 1896, da autoria de Vilhelm Dahlerup. Nos anos setenta foi realizada a primeira extensão, acrescentando duas alas dedicadas a novos espaços para exposição no piso térreo do edifício. Já a segunda extenção aconteceu em 1998 por Anna Maria Indrio, que acrescentou um moderno edifício de vidro que se conecta com o principal através de uma passeio de esculturas.

Nas salas do museu podemos visualizar uma colecção de obras de arte feitas desde a Renascença até os dias de hoje; Entre elas estão expostas peças de artistas como Cranach, Ticiano, Rembrandt, Hammershøi, Matisse ou Picasso.

Destacamos também o Museu Thorvaldsen, tratando-se este de um museu de arte dedicado à preservação da obra e da memória de Bertel Thorvaldsen, um dos mais famosos escultores do Neoclassicismo europeu.

Vida Nocturna

Inúmeras são as opções no que diz respeito à vida nocturna de Copenhaga. Dos bares mais relaxados, perfeitos para uma noite de conversa entre amigos, ás discotecas para dançar pela noite a dentro e salas de concertos para curtir bandas internacionais ao vivo, muitas são os razões para aproveitar a noite da capital dinamarquesa.

Bem no centro de Copenhaga, junto à Praça Gråbrødre, poderá encontrar o The Jane, um cocktail-bar com toque de discoteca.

The Barking Dog que fica situado na zona de Nørrebro. Trata-se de um bar com uma atmosfera descontraída, fazendo lembrar um  pub de Londres.

O Wessels Krobar é um verdadeiro tradicional bar dinamarquês onde pode beber cerveja e vinho e petiscar snacks a preços bastante razoáveis.

O Culture Box é já um nome indispensável da vida nocturna da cidade. É um sítio obrigatório para os apaixonados de música electrónica, onde actuam com frequência artistas reconhecidos a nível internacional e algumas promessas do underground local.

Melhor altura para viajar

O verão é ameno e sem dúvida a melhor estação do ano para fazer turismo em Copenhaga. Os dias são mais longos,  podendo por isso fazer muito em pouco tempo. No inverno a cidade fica mais colorida e cheia de luz com os seus mercados e feiras de Natal.

Quando os lagos a norte da cidade congelam, as pessoas aproveitam os dias frios de céu limpo para fazer patinagem ou praticar curling. A primavera e outono ficam marcados pela constante chuva que se faz sentir.

 

Outras cidades

.
.