Edimburgo

História e muita diversão

Edimburgo  é uma cidade, capital e subvisão da Escócia com poderes próprios, situada na margem sul do estuário do rio Forth. É a capital escocesa desde 1492, é sede do parlamento escocês, restabelecido em 1999, Edimburgo tem cerca de 448.624 habitantes.

A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sob uma rocha de origem vulcânica. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural. A cidade é mundialmente conhecida pelo Festival de Edimburgo que acontece durante três semanas no mês de agosto. A cidade ainda possui uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, a Universidade de Edimburgo, pioneira na informática e gerenciamentos.

Muitas vezes está frio e chove bastante. Para ser preciso, em alguns dias o sol faz-se sentir. Mas isso não é relevante: a beleza de Edimburgo não depende de um golpe de luz ou da chegada de um verão. O charme está em suas pedras lavadas e na em uma história milenar, em suas praças e becos, repletos de lendas e mistérios, nos seus parques e jardins encantadores, nos seus cafés e pubs, onde ocorre uma simbiose entre moradores e visitantes. Porque, em suma, o que mais seduz Edimburgo é o seu povo e o seu irresistível senso de diversão.

A capital da Escócia tem uma arquitectura muito singular e medieval, belíssimas paisagens, uma história verdadeiramente fantástica e eventos bem conhecidos, como o Festival de Edimburgo.

Parlamento
Monumento Sir Walter Scott
Catedral St. Giles
Capela Bellevue

 

Monumento Dugald Stewart
Castelo de Edimburgo
Royal Mile

The Scotch Whisky Experience
Greyfriars Bobby’s Bar
Calton Hill

Museu Real da Escócia
Festival Internacional de Edimburgo
Princes Street Gardens
Palácio de Holyrood

Chegada a Edimburgo

A fama de Edimburgo como destino turístico e o crescimento do número de rotas low cost fizeram com que visitar a capital escocesa esteja ao alcance de todos nós que gostamos de viajar.

Do nosso país há voos directos com destino ao aeroporto de Edimburgo. Saindo do Porto, Faro e Lisboa com companhias low cost como Ryanair e EasyJet.

O aeroporto internacional de Edimburgo situa-se a cerca de 12 quilómetros do centro de Edimburgo. Para se deslocar entre o aeroporto e a zona central da cidade poderá optar por diversos modos de transporte.

O metro de superfície é o meio mais prático para chegar ao centro da capital escocesa, podendo ainda optar por um meio de transporte mais cómodo e ir de táxi. O serviço de autocarro, que faz o percurso igualmente até ao centro da cidade, poderá ser outro meio de transporte viável.

Hotéis em Edimburgo

Não vai precisar de se preocupar com o alojamento pois nós já pesquisamos tudo para si. Na sua próxima viagem de negócios, férias em família ou escapadinha de fim de semana em Edimburgo, só tem que escolher o hotel.pt e fazer a reserva através da nossa máquina de pesquisa. Boa viagem!!

Natureza e Parques

Parques, praças, museus, monumentos históricos, edifícios de séculos passados, mirantes, pubs, festivais e morros proporcionam sem dúvida uma bela paisagem.

Calton Hill é um morro na área central da cidade e a partir do topo a sua vista torna-se deslumbrante, mas este sítio abriga também vários pontos de interesse, nomeadamente monumentos históricos.

O Edinburgh Castle é uma paragem obrigatória. Este situa-se no topo de uma rocha vulcânica, que se chama Castle Rock e lá de cima tem-se uma vista deslumbrante da cidade . É possível ver os inúmeros jardins, especialmente o Princes Street Gardens. O castelo foi construído para ser a fortaleza de Edimburgo pois situa-se num lugar estratégico.

Destacamos também o Holyrood Park que está situado ao lado do Palácio de Holyroodhouse, do Parlamento Escocês e do Our Dynamic Earth. Com estatuto de Parque Real, já que pertence à Coroa, também é conhecido por Parque da Rainha.

Compras em Edimburgo

Vamos explorar algumas dos sítios de Edimburgo onde poderá fazer as suas compras.

Destaque para Royal Mile, que se estende do Castelo de Edimburgo ao Palace of Holyroodhouse. A rua tem inúmeros bares e restaurantes, além de pequenas lojas que vendem, principalmente, lembranças de viagem e produtos típicos do país. Nesta zona muito provavelmente você irá encontrar lojas vendendo kilt (saiote tradicional da Escócia), uísque e o shortbread, um delicioso biscoito muito popular por aquelas paragens, feito com açúcar e manteiga.

Além das inúmeras lojas de rua, a capital escocesa tem também seus shoppings, onde destacamos o Princes Mall, ao pé da Princes Street, e o St James.

Gastronomia de Edimburgo

Edimburgo tem fama pela sua diversidade de bons e acolhedores restaurantes, assim como pela comida típica do país. Localizados na cidade velha principalmente, os restaurantes locais oferecem sabores e experiências sensacionais.

Conheça os principais pratos da região e saiba o que pedir ao visitar a cidade:

O bem conhecido Fish & Chips, verdadeiramente típico da região, famoso e delicioso. Facilmente encontrará restaurantes com este tipo de comida.

O salmão, peixe de gordura saudável, bastante agradável de comer e servido de várias formas nos restaurantes da cidade. Opte pelo salmão defumado, que tem o sabor mais notório e é bem saboroso.

Outra boa opção  é o Haggis que é o bucho do carneiro recheado com as suas vísceras.  Stovies, um cozido de carnes e batatas muito saboroso. Lorne sausage, uma linguiça bem diferente e quadrada geralmente servida com pão, tipo hambúrguer.

Em relação aos doces destacamos o cranacha, composto por uma mistura de natas, frutos vermelhos e uísque, bastante apreciadas na região.

O tradicional whisky e as cervejas artesanais são bastante conhecidos e apreciados no mundo inteiro.

Noite em Edimburgo

Edimburgo está marcada, como não poderia deixar de ser, pelos tradicionais pubs, e estes estão espalhados por todo lado, proporcionando bastante diversão. A noite também oferece outras opções. Caso queira aderir a um ambiente mais tranquilo, não faltaram restaurantes espalhados pela cidade. Mas se um pub ou restaurante não fazerem o seu género, há também casas nocturnas que oferecem muita diversão e música ao vivo.

Melhor altura para viajar

A altura mais apropriada para visitar a capital escocesa é no Verão, entre Maio e Setembro. Durante esta época os dias são mais compridos, o sol é mais frequente e as temperaturas estão mais amenas. Mesmo assim, Julho e Agosto costumam ser meses imprevisíveis. Agosto é o mês dos festivais em Edimburgo, pois se tiver intenção de visitar a cidade nessa altura aconselhamos a fazer a reserva com antecedência.

 

Outras cidades

.
.