Estocolmo

Nobel da Beleza

Estocolmo é a capital da Suécia e maior cidade da Escandinávia. A cidade é residência do casal real , sede do Parlamento Sueco e do Governo da Suécia. Abriga também a Universidade e diversas escolas superiores.

Apelidada de "Veneza do Norte"  a capital sueca está localizada sobre catorze ilhas unidas por 57 pontes e cercada, por sua vez, por um arquipélago com 30.000 ilhas, recifes e ilhotas até chegar ao mar Báltico.

Por muitos considerada a capital mais bela da Europa, Estocolmo consegue combinar na perfeição o moderno com o antigo, criando um ambiente fantástico de harmonia, repleto de charme e de inúmeras atracções  para todas as faixas etárias.

Exibe canais esplêndidos, muitos museus e prédios históricos pintados em tons pastel.

A mais fantástica experiência turística que pode usufruir passa por um passeio de barco para explorar o deslumbrante arquipélago de Estocolmo.

Gamla stan (cidade velha)
Museu do Vasa
Stadshuset
Casa da Cultura (Kulturhuset)

Museu Medieval
Biblioteca Municipal
Palácio Real de Estocolmo
Ilha Djurgården

Museu Nobel
Museu Skansen
Palácio de Drottningholm
Gröna Lund
Praça Stortorget

Museu da Fotografia
Museu Abba
Storkyrkan (Catedral de Estocolmo)
Moderna Museet (Museu de Arte Moderna)

Chegada a Estocolmo

Portugal tem ligações aéreas directas para o aeroporto de Estocolmo (Arlanda).

Quando aterrar no aeroporto internacional de Estocolmo (Arlanda) dispõe de inúmeras opções para chegar ao centro da cidade.

A forma mais pratica, rápida e cómodo para chegar ao centro da cidade é de comboio. O Arlanda Express faz a ligação entre o aeroporto e a estação central de comboios de Estocolmo em apenas 20 minutos (40 km de distância).

Hotéis em Estocolmo

Se pretende viajar até Estocolmo para passar uns dias de férias ou para realizar uma viagem de negócios, encontre a opção que melhor se adapta às suas necessidades através da nossa selecção de alojamento para a capital sueca.

Só tem que escolher o hotel que mais lhe convém, fazendo a reserva através da nossa máquina de pesquisa.

Natureza e Parques

No parque Djugarden poderá apreciar lindos jardins floridos, variadas construções antigas e modernas, diferentes e fantásticos museus, restaurantes e cafés bastante agradáveis, trilhas, ciclovia e bancos na beira do lago. Destaque para o  Museu Skasen, museu ao ar livre e zoo, com animais típicos do norte da Europa, como: Linces, Lobos, Ursos e muitos outros. Local muito conceituado, onde os seus habitantes o utilizam para passear, praticar desporto, fazer piqueniques ou descansar.

Já o parque Kungsträdgården conhecido por Jardim dos reis, está situado a oeste da catedral nacional e abrange mais de 3,5 hectares. O símbolo da cidade de Estocolmo, a Fonte de Molin, situa-se no centro do parque, juntamente com outros marcos que fazem homenagem a outros heróis do país, tais como o rei Carlos XII. O parque é muito bem cuidado e fica todo florido nas estações de Primavera e Verão.

Destacamos também o Gröna Lund, que contém um simpático parque de diversões. Com atracções interessantes, como o caso da montanha-russa. muitas destas atracções proporcionam uma fantástica vista sobre Estocolmo. Vale a pena a visita.

A cidade em si torna-se um verdadeiro parque natural pela conjuntura de ilhas que a cercam.

Compras em Estocolmo

Os suecos destacam-se pelo seu bom gosto em relação ao design de itens de decoração e outros artigos para casa. Basta ver a mundialmente conhecida IKEA! Mas as ruas da capital sueca não se destacam apenas pelos produtos de decoração para casa. Aqui ficam alguns dos sítios mais emblemático para poder fazer compras caso escolha este destino para viajar.

BIBLIOTEKSGATAN -  Trata-se de uma versão sueca da 5ª Avenida e é uma das principais ruas de compras de Estocolmo, famosa pelas suas roupas exclusivas, jóias, peles e relógios.

GALLERIAN - Na Hamngatan 37. O primeiro centro comercial da cidade foi recentemente renovado e oferece no seus dois pisos mais de 60 lojas, restaurantes e cafetarias.

Também sugerimos o  shopping STUREGALLERIAN, uma galeria com aproximadamente 60 lojas, e um SPA (o Sturebadet). Situa-se no Stureplan – estação Östermalmstorg.

Gastronomia de Estocolmo

A culinária de Estocolmo destaca-se principalmente pelos seus frutos do mar e peixes. Além disso, a maior parte do povo sueco opta por uma alimentação saudável, baseada no alto teor em vitaminas e baixos níveis de gordura.

Uma das comidas mais tradicionais que encontrará nas ruas de Estocolmo é o Gravlax, confeccionado com salmão cru marinado envolvido com sal grosso, açúcar e temperos. O peixe é servido em fatias finas e vem acompanhado com pão de centeio típico da região ou com batatas cozidas e molho de mostarda.

Os Räksmörgås são sandes abertas que levam queijo, limão siciliano, pepino e maionese. Também poderão ser servidas com ovos e abacate. Este petisco típico é muito usado para ser servido em festas.

Kötbullar é o nome dado ás famosas almôndegas suecas. Estas são servidas com molho e puré de batata. Existem versões de vários sabores e tipos como por exemplo: carne de alce, frango, carne de porco, com pimentas, queijo e sabor simples.

Blodpuddingste é um pudim confeccionado à base de sangue de porco. Muito apreciado para quem não tem qualquer tipo de problema com o ingrediente que o incorpora.

Em muitos restaurantes de Estocolmo poderá provar a típica sopa ärtsoppa. Servida com ervilhas e bacon. Esta sopa vem sempre acompanhado com panquecas.

Dos inúmeros doces que compõe a culinária sueca destacamos o Prinsesstårta,  bolo da Princesa. Feito com recheio de camadas de creme de leite fresco batido, creme de baunilha e geleia de framboesa. A cobertura normalmente é constituída por uma camada de marzipan de cor esverdeada.

Lazer e Vida Nocturna

Museus e Galerias

Estocolmo tem uma riqueza cultural absolutamente fascinante, são mais de 100 museus e 70 galerias espalhadas por toda a cidade. Destaque para o Vasa Museum, que abriga o único navio de guerra do século XVII existente no planeta. Está muito bem organizado e o grau de conservação é extraordinário tornando-se uma das maiores atracções turísticas do mundo.

Outro Museu que sugerimos é o Medeltidsmuseet (Museu Medieval). Este encantador Museu foi formado a partir de escavações feitas no local. A principio a ideia era construir um estacionamento, mas face aos inúmeros achados históricos retirados das escavações, optou-se por fazer um museu. Decisão bastante acertada!

Visite também o Moderna museet (Museu de Arte Moderna) na parte central da cidade de Estocolmo. Lá poderá admirar uma ampla colecção sueca, nórdica e internacional de arte moderna e contemporânea, particularmente pintura, escultura, fotografia e filme. Ilustres artistas como Picasso, Dalí, Derkert e Matisse, estão representados neste Museu.

Teatros e Musicais

Há muito por onde escolher em relação a teatros e musicais nesta maravilhosa capital sueca. Destacamos a Kungliga ou Opera Real de Estocolmo que foi fundada pelo rei rei Gustavo III, em 1773. Esta lindíssima construção serve de sede oficial para o Balet real e para a orquestra da cidade. A sua impressionante fachada neoclássica fazem deste uma das atracções mais famosas de Estocolmo. Decorado com estuques de ouro de Carl Larsson, pinturas de tecto de Vicke Andrén, enormes lustres de cristal e uma imponente escadaria de mármore.

Vida Nocturna

Estocolmo também oferece muito no que diz respeito ao divertimento nocturno. Esta capital nórdica é lar de alguns dos mais famosos djs de house music do mundo, como Avicii, Aban, Steve Angello e muitos outros. Aqui deixamos alguns dos sítios mais frequentados da noite deEstocolmo:

Stureplan
No bairro de luxuoso de Stureplan  vai depara-se com muita gente bonita e vestida impecavelmente.  Nos clubes mais populares formam-se enormes filas e a entrada é selectiva. Torna-se bastante dispendioso o consumo nesta zona da cidade.

Södermalm
 É uma alternativa mais descontraída e económica para o requintado Stureplan. As casas noturnas são encontradas principalmente em Slussen, Mariatorget, Nytorget e Medborgarplatsen.

Gamla Stan
A vida nocturna em Gamla Stan é identificada por pequenos e singulares pubs com interiores tradicionais. Poderá encontrar bastantes bares retrô que oferecem música ao vivo.

Estocolmo não possui zonas específicas para homossexuais. As pessoas podem estar totalmente à vontade no que diz respeito à sua orientação sexual. Há locais com bandeiras de arco-íris em toda a cidade, mas a maioria dos bares, clubes e restaurantes gays estão em Gamla Stan e Södermalm.

Melhor altura para viajar

Pela sua exposição geográfica não julgue a cidade mais fria do mundo, pois Estocolmo tem um clima continental e ameno, devido à influência de uma corrente quente que vem do golfo.

A melhor altura para visitar a capital sueca é entre os meses de Maio e Setembro quando as temperaturas são mais amenas e o número de horas de sol é mais prolongado.

Aproveite os meses de Junho e Agosto, pois a cidade está em festa e ocorrem inúmeros festivais, espectáculos de música ao ar livre e eventos por toda a cidade. Destacamos as festividades relacionadas com o Solstício de Verão, o mais longo dia do ano. Na Suécia, comemora-se a véspera do Solstício de Verão, feriado nacional, sempre a uma sexta-feira entre 19 e 25 de Junho.

Outras cidades

.
.