Liubliana

A Ponte do Dragão

Liubliana é a capital e centro financeiro da Eslovênia. É uma cidade com pouco mais de 300 mil habitantes.Como no restante do país, a língua falada é o esloveno. São poucos os resquícios do passado comunista na cidade, apesar da independência recente, obtida no começo da década de 1990. Boa parte de sua população consegue comunicar-se em inglês. A arquitectura da cidade contempla uma diversa mescla de estilos. Os seus grandes sectores, construídos depois da Segunda Guerra Mundial, foram desenhados pelo arquitecto esloveno Jo?e Plečnik. A cidade tem também uma grande influência austríaca, visível em alguns bairros de arquitectura alpina.

Castelo de Liubliana
Ponte dos Dragões
Ponte Tripla
Rio Ljubljanica
Catedral de Liubliana

Praça Central de Liubliana
Parque Tívoli
Igreja Franciscana
Mercado Central

Praça do Congresso
Ponte dos Açougueiros
Zoológico de Liubliana
Metelkova (Centro Social)
Fonte Robba

Museu Nacional da Eslovénia
Ponte dos Sapateiros
Galeria Nacional da Eslovénia
Monte Saint Mary

Chegada a Liubliana

Não existem voos directos a partir de Portugal  para Liubliana. Se pretende esta cidade como destino é sempre necessário fazer uma escala numa cidade europeia.

Ao aterrar no aeroporto jože pučnik localizado a 27 Kms a norte do centro da capital eslovena, dispõe de inúmeras opções para chegar ao centro histórico e ao centro financeiro de Liubliana.

O meio de transporte mais em conta é o autocarro, que faz o percurso entre o aeroporto e o centro em aproximadamente 50 minutos.

Hotéis em Liubliana

Aqui no Hotel.pt - Hoteis em todo Mundo! não vai precisar de se preocupar com o alojamento pois nós já pesquisamos tudo para si. Só tem que escolher o hotel que mais lhe convém, e fazer a reserva através da nossa máquina de pesquisa.

Natureza e Parques

A majestosa natureza com os seus parques, Lagos, montanhas, cachoeiras, nascentes em redor da cidade, fazem desta capital um verdadeiro paraíso.

Visite o maior parque da cidade, o Tivolí Park.  Local magnifico para relaxar, fazer desporto ou simplesmente passear entre a natureza.

Destaque para o Jardim Botânico de Liubliana, trata-se de um fantástico espaço botânico situado em plena Liubliana. Este jardim é um dos mais antigos do sudeste da Europa.

A cerca de uma hora de viajem de autocarro temos o Lago Bled. Face à curta distância é possível ir e voltar no mesmo dia, mas se pretender explorar melhor este maravilhosa espaço verde, sempre poderá ficar hospedado nos excelentes hotéis que se encontram pela zona.

Para nós este é um lugar único no mundo, pois sonhe acordado com um lago onde a  cor da água verde esmeralda é a mais intenso que possa imaginar. Neste meio de pura natureza poderá também avistar um castelo de mais de mil anos no topo de uma colina.

Compras em Liubliana

Fazer compras na capital eslovena não deixa de ser um passatempo interessante. Entre lojas tradicionais,  grandes armazéns, centros comerciais ou pequenas lojas de artesanato, terá sempre muito por onde escolher. Aqui deixamos  os sítios mais emblemático para fazer as suas compras caso opte por Liubliana como destino turístico:

Central Market; Galerija Emporium; BTC City; Pekarna Osem; Tic Shop.

Gastronomia de Liubliana

A cozinha eslovena é muito variada e tradicional oferecendo pratos de grande consistência. Os pratos mais populares são preparados à base de repolho, feijão e batata.

Pela capital eslovena poderá comer o Štruklji, um pastel de farinha recheada com queijo cottage ou creme de nozes. É servido quente.

Žganci, prato confeccionado com farinha de milho ou farinha de trigo sarraceno que normalmente acompanha pratos de carne cozida.

Golaž, prato de carne estufada.

Ričet, trata-se de uma Sopa espessa à base de feijão.

Obara, Sopa feita à base de  intestinos.

Prezganka,  Nabos com vinagre.

Idrijski žlikrofi, Massas recheadas.

Bograč, guisado de carne.

Struklji, Bolos recheados. Existem inúmeras variedades de doces e salgadas.

Lazer e Vida Nocturna

Museus e Galerias

Na Eslovénia poderemos encontrar Museus, galerias de arte e exibições artísticas por todo o país. Em Liubliana destacamos o Museu Nacional da Eslovénia, bastante informativo, principalmente no que diz respeito à história da Europa Central desde os tempos pré-históricos até os medievais.

Galeria Nacional, trata-se de uma galeria que expõe obras de arte. Foi criada em 1918 e tem nela a maior colecção em território esloveno dos períodos entre a Idade Média e modernismo.

Também destacamos o Museum of Puppetry que se localiza no castelo da cidade, e é um tesouro fascinante. Nele poderá saber muito sobre a história dos fantoches na Eslovénia, que por sua vez diz algo sobre a história do país.

Teatros e Musicais

A ópera de Ljubljana (sede do Teatro Nacional, Ópera e Ballet de Liubliana),  não fica atrás de outras casas de ópera do mundo, um edifício muito bonito. Lá poderá assistir a um repertório variado de óperas, ballets e concertos contemporâneos de diferentes épocas.

Kino Šiška, Centro de Cultura Urbana,  apresenta regularmente grandes nomes do meio rock, hip hop, metal, música electrónica, jazz contemporâneo e outros géneros urbanos. Sendo uma das melhores e mais bem equipadas salas de concertos e salas de teatro da cidade, também acolhe vários festivais de música de renome, incluindo o Druga godba, bem como eventos de arte contemporâneos.

Vida Nocturna

A maioria das festas e variada vida nocturna ocorre principalmente nos fins de semana.Tradicionalmente o ponto mais alto da noite acontece sexta-feira, quando as pessoas de todas as idades ocupam os famosas bairros nocturnos, assim como os diferentes clubes espalhados pela cidade. Além disso, alguns dos bares mais tranquilos do dia, à noite transformam-se em alegres salas de dança albergando actuações de DJ'S ou pequenos concertos. Destaque Para o Top Six Club; Club Cirkus; Kino Šiška - Centro de Cultura Urbana; Metelkova mesto - Centro Cultural Alternativo.

Melhor altura para viajar

O inverno não é a melhor altura para visitar Luibliana, a não ser que seja um adepto do esqui. A Primavera é a melhor estação do ano para visitar as planícies cobertas de flores e o Verão, entre Junho e Setembro, é a melhor altura para caminhadas e para campismo,caso opte por esta modalidade.

Adepto do frio ou do calor, Luibliana é uma daqueles cidades tão encantadoras que o ideal é visitar em todas as estações do ano.

 

 

Outras cidades

.
.