Porto

Cidade que encanta a alma!

Porto é uma cidade em Portugal com 41,66 km² de área, na qual residem aproximadamente 216 mil habitantes. A cidade metrópole é composta por municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano conta com cerca de 1,2 milhões de habitantes. Além disto, é o centro de uma grande zona metropolitana com cerca de 1,7 milhões de habitantes. Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. Também é o local que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). Seu vinho a torna conhecida mundialmente, assim, como o seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO e pelo seu clube de futebol Futebol Clube do Porto.

"Quem vem e atravessa o rio, junto à Serra do Pilar, vê um velho casario, que se estende até ao mar"… assim começa a música do Rui Veloso "Porto sentido" e assim começa também a nossa discrição sobre esta fantástica cidade... Conhecida por cidade “Invicta”, o Porto tornou-se um dos destinos turísticos mais antigos da velha Europa. Para isso destaca-se o seu património artístico, o Vinho do Porto, os vastos espaços dedicados ao lazer e a sua vida cultural.

Eleita, mais uma vez, em 2017 como melhor destino turístico da Europa, esta bela cidade encantou toda uma organização, realçando nunca ter  havido tanta unanimidade na escolha de um destino turístico.

Catedral da Sé
Ponte Maria-Pia
Casa da Música

Ponte Dom-Luís
Café Majestic
Solar Vinho do Porto

Torre dos Clérigos
Palácio de Cristal

Castelo do Queijo
Praça da Liberdade
Museu de Arte Moderna

Chegada ao Porto

O Porto é a segunda cidade maior do país, seguida de Lisboa, com uma área de 42 Km2. Localiza-se no Litoral Norte de Portugal, a Noroeste da Península Ibérica, banhada pelo rio Douro.

A sua rede de acessibilidades está em nítida expansão, sendo fácil chegar ao destino de avião, autocarro, automóvel, comboio, barco ou mesmo pelo metro.

Avião:

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, situa-se a 11 km da cidade do Porto. Um dos aeroportos mais inovadores do mundo, detentor de inúmeros prémios e que se encontra apetrechada para responder com qualidade ao inúmero afluxo de tráfego aéreo registado.

O metro, de fácil acesso, encontra-se junto ao aeroporto, sendo esta a maneira mais rápida de chegar à cidade.

Automóvel:

O Porto é uma cidade de fácil acesso, permitindo a quem vem da Galiza, de Lisboa, Algarve ou de qualquer outro ponto de Portugal chegar com relativa facilidade à cidade. Da Galiza ao Porto de automóvel são cerca de duas horas. De Lisboa ao Porto é possível chegar-se aproximadamente em três horas. Já do Algarve a duração ás cinco horas de viagem.

A A1, com ligação ao Algarve, é a principal auto-estrada com ligação ao Porto, seguindo-se outras como a A29 (Porto-Aveiro/Cantanhede); A28 (Porto/Cerveira); A4 Amarante (Trás-os-Montes), com ligação a Bragança; A3 Valença do Minho, com ligação à Galiza.

Comboio:

A cidade tem disponível comboios internacionais, Alfa Pendular, inter-cidades, inter-regionais, regionais e urbanos, podendo efectuar-se ligações a inúmeros destinos do país e estrangeiro.

A Estação de Campanhã é a entrada ferroviária que mais movimenta, em contrapartida a  Estação de S. Bento é a mais mais central.

Barco:

O Porto de Leixões situa-se a poucos quilómetros do Porto e recebe navios de cruzeiros provenientes de inúmeras partes do Globo.

Hotéis no Porto

O Porto é um dos destinos turísticos mais populares da Europa, mesmo por isso há hotéis com preços para todos os gostos, aqui no Hotel.pt não vai precisar de se preocupar com o alojamento pois nós já pesquisamos tudo para si. Só tem que escolher o hotel que mais lhe convém, e fazer a reserva através da nossa máquina de pesquisa.

Natureza e Parques

A cidade esta recheadas de jardins, matas e parques, alguns compostos por autênticos miradouros, outros por recantos de aventura, outros para a pratica desportiva e ainda outros para o simples lazer de estar simplesmente estendido na relva a descansar ou até mesmo fazendo um piquenique.

Aqui deixamos os principais parques da cidade que vale mesmo a pena conhecer:

Parque da cidade; Jardins do Palácio de Cristal; Parque e jardins de Serralves; Praça Mouzinho de Albuquerque; Jardim Botânico do Porto; Jardim Municipal do Horto das Virtudes.

Rio Douro

Muita gente afirma que é a partir do Rio que se tem a vista mais deslumbrante da cidade. Poderemos dizer que sim, e para provar isso, fazer uma viagem de barco pelas margens do Porto e Vila Nova de Gaia é uma experiência única que não vai querer deixar de parte quando visitar este fantástico destino!

Um dos sítios de eleição para contemplar o rio é sem dúvida a zona da Ribeira, onde sobressai a ponte D. Luís I, a bonita margem de Vila Nova de Gaia.

A partir daqui faça ainda um pequeno cruzeiro num dos típicos “barcos rabelo” que, antigamente, faziam o transporte do famoso vinho do Porto.

Compras no Porto

Passear pela Invicta é sempre um prazer. Quando a isso associamos umas comprinhas, melhor ainda. Aqui deixa-mos as ruas mais emblemáticas de compras da cidade:

Rua de Santa Catarina; Avenida da Boavista; Rua de Fernandes Tomás; Rua Formosa; Rua de Cedofeita; Passeio dos Clérigos.

Gastronomia do Porto

A gastronomia portuguesa é seguramente das melhores do mundo, amplamente reconhecida nos quatro cantos do globo. Quando se fala do Porto é imperativo falar das Francesinhas, as Tripas à Moda do Porto, as inúmeras receitas de bacalhau, peixes frescos e mariscos, devido à proximidade do mar.

E tudo isto acompanhado pelos excelentes vinhos da região, sem nunca esquecer o famoso vinho do Porto. Vale mesmo a pena!!!

Lazer e Vida Nocturna

Se  quiser divertir-se no Porto tem a oportunidade de o fazer por toda a cidade. Discotecas, bares e cafés, a invicta oferece muitos pontos de contacto para o prazer da noite. A animação é constante, onde reina sítios multi-culturais para todos os gostos.

Aqui deixamos alguns dos principais sítios para o lazer nocturno:

Bares & Pubs:

Letraria; Capela Imcomum; Bonaparte Downtown; Terrace Lounge 360º; Portus Bar; Café Candelabro;  E Pra Poncha; Soraya; Arca Pub; Plano B; Pipa Velha.

Discotecas:

4ever Club; Auditório; Biba La Noche; ChillOut;Eskada Club; Eskada Porto; Estado Novo; Forte São João; GAGA; Gare Club; Havana Club; Indústria Club, Karma Club; La Movida Beach; Oasis Disco Club; Olympia Club Porto
OPO Club & Lounge, Pacha Ofir; Pedra do Couto; Pitch Club; Prestige Porto, R Club, Rock’s, Sardinha Biba; Surrender, Swing Club; Tendinha dos Clérigos; Twin’s Foz; Twin’s Praia; Villa Porto.

Se quiser optar por um ambiente algo diferente, a casa da Música será uma excelente opção. Um edifício de arquitectura arrojada pensado para o gosto universal. Onde poderá escolher um concerto ao seu gosto. Da música clássica à electrónica , do jazz ao fado, da grande produção internacional ao pequeno projecto experimental.

Melhor altura para viajar

O melhor tempo para viajar é muito relativo. Tanto de Inverno como de Verão terá sempre uma agenda cheia. No Verão e com o calor poderá refrescar-se num fantástico passeio de barco pelo rio Douro acima, usufruir do diversos parques da cidade, passear pelas ruas antigas, fazer compras e muito mais. O Inverno não é nada rigoroso, estamos em Portugal, mesmo assim com o tempo mais envergonhado poderá visitar os inúmeros espaços culturais espalhados pela cidade. Boa Viagem!!!

Outras cidades

.
.